sexta-feira, 20 de março de 2009

Curso de Desenho e Pintura


"Espaço, forma e direção de linha". Estas são algumas das técnicas que se tornaram a base dos meus trabalhos de desenho e pintura. No início dos anos 90, fiz minha matrícula num curso de desenho e pintura na COART, por indicação de um amigo desenhista. A princípio, pensei que era mais um daqueles cursinhos de desenhos para caricaturas, mas após uma pequena explanação do professor Miguel Hachen percebi que se tratava de um curso com técnicas diferenciadas e que poderia mudar minha visão sobre desenho. Dito e feito, Após alguns meses de cursos ja participava de exposições e salões de arte. Todo o conhecimento adquirido durante o curso me ajudaram a entender não somente de desenho e pintura, mas sobre a arte e a sua importância para a humanidade.

Aqui estão alguns dos meus trabalhos:

Surrealismo




Figurativo




Abstrato




Impressionismo






Cubismo



Depois de muitos anos, o curso está de volta. Ministrado pelo meu mestre e amigo Miguel Hachen, o curso será na galeria do artista, na rua Santos Dumont, 1296, Tel. 45 9915-1641 - Foz do Iguaçu-PR. As aulas terão início ainda neste mês.

Confira a grade das atividades:

Objetivos específicos

Estimular a criatividade
Desenvolver o senso estético
Apreender os fundamentos do desenho
Dominar as variadas técnicas da pintura
Descobrir uma forma própria de expressão artística
Expressar através da arte as experiências e emoções
Promover, divulgar e enriquecer os valores individuais
Possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos
Adquirir concentração e disciplina nos trabalhos individuais e/ou grupais
Desenvolver-se profissionalmente como desenhista e/ou artista plástico

Programa de estudos

Cada um dos cinco módulos do Curso de Desenho e Pintura foi elaborado para aprender e desenvolver de forma prática, integrada e progressiva, os fundamentos sobre a percepção da forma e das cores e sua relação com o fenômeno estético dentro de uma visão holística e integral. Linha, superfície, volume, luz e cor, semelhanças e contrastes, proporção, ritmo, escalas e texturas, constituem elementos fundamentais do desenho e da pintura como expressão plástica.

NIVEL I

Módulo de desenho: Aprender a ver

Baseado no método Desenhando com o Lado Direito do Cérebro de Betty Edwards, o curso começa convidando o aluno para aprender a ver no sentido de desenvolver a percepção visual.
Duração: 4 meses

NIVEL II

Módulo de pintura I: Claves de cores e valores tonais

Iniciação à pintura. A base desta etapa consiste em familiarizarem-se com a pintura e os diversos materiais plásticos, analisado obras e modelos ao natural.

Duração: 4 meses

NÍVEL III

Módulo de pintura II: O espaço e a luz

A cor é luz e dela nasce toda a gama policroma com seus contrastes e harmonias. A cor constitui um valioso meio para expressar nossa personalidade, para conhecer nosso estado de espírito e para exteriorizar nosso ser interior através da arte. Dentre os princípios básicos na qual se fundamentam os códigos visuais da linguagem plástica, além da cor, estão à forma, a linha, o equilíbrio, o movimento, o contraste, etc., as que nos possibilitam configurar o espaço.

Conhecendo estes princípios básicos o aluno contará com elementos suficientes para criar com liberdade, adquirindo também a capacidade de ler e interpretar as grandes obras de arte. Desta maneira o educando irá ingressar ao fascinante mundo das artes plásticas e sua linguagem visual.

Duração: 8 meses

NÍVEL IV

Módulo de pintura III: As escolas de arte

A arte é vista através dos olhos dos grandes mestres da pintura universal, os que ajudarão o aluno a se introduzir nos movimentos e escolas mais importantes da historia. Não apenas se estuda historia da arte, mas se vivencia, se compreende. As experiências dos artistas do passado levarão o aluno a encontrar seu caminho no presente.

Duração: 4 meses

NÍVEL V

Módulo de pintura IV: Estética contemporânea

Uma vez assimilado os fundamentos da pintura através de experiências práticas é hora de pesquisar novos materiais e técnicas, de começar a trabalhar uma linguagem própria e trilhar um caminho que levará o aluno a novas formas de expressão. O final do curso é na verdade um começo, um ponto de partida, onde o aluno está preparado para começar sua carreira artística.

Duração: 4 meses

Aulas personalizadas para turmas reduzidas
Isentanção de taxas de inscrição
Programa especial de incentivo à arte
Aulas demonstrativas, sem custos
Disponibilidade de horários nos períodos matutino, vespertino e noturno

Carga horária

Duas vezes por semana de 3h por aula



Quantidade mínima de alunos - 6 (seis)

Quantidade máxima de alunos - 10 (dez)

Valor da mensalidade: R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais)

2 comentários:

Miguel Hachen disse...

Vilmar: você é uma pessoa honesta e digna, por tanto é grato aos conhecimentos que recebeu do seu amigo e antigo mestre.
Muito obrigado,
Miguel Hachen

saloaz disse...

Ola, sou adorei as pinturas, moro em Foz, pelo que percebi as fotos retiradas da entrada das Cataratas