terça-feira, 14 de setembro de 2010

Guarani, uma cultura, um legado.

Pintura Neoguarani de Miguel Hachen


A cultura guarani é a base da formaçao do Brasil. Os guaranis estavam aqui bem antes de nós e suas contribuições perduram até hoje na culinaria, na lingua, na topografia e compreensão do território, e ainda numa série imensa de costumes dos brasileiros de modo geral. A cultura guarani é rica de mitos e ritos, mas infelizmente desconhecida por grande parte do brasileiros.
Atualmente, existem cerca de 65 mil guaranis no Brasil, em diversos estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES e MS). Estão presentes também na Argentina, na Bolívia e no Paraguai, onde a língua guarani é majoritária e oficial.

Devemos reconhecer que as culturas indígenas, dentro do contexto ambiental, são altamente desenvolvidas, cuja preservação e reprodução é do interesse estratégico de todos. Seja pelos legados gerais à cultura brasileira, seja pela articulação com o meio ambiente e com a tecnologia contemporânea. Eh nosso dever colaborar para diminuiçao do preconceito da sociedade com os povos indígenas, colocando no lugar admiração, conhecimento e interesse, contribuindo para o fortalecimento e preservação dessa cultura. Os conhecimentos dos povos da floresta são decisivos para o futuro da humanidade. Por isso, Valorizar, promover e fomentar as expressões culturais, os valores e os conhecimentos tradicionais indígenas é ajudar a moldar o futuro da nossa nação. Uma democracia justa deve prever e garantir a liberdade dos grupos que formam a nossa sociedade, liberdade de viver plenamente suas culturas e tradições.

Fonte:
Jornal do Brasil - RJ, em 3/02/2010; [...] Ministério da Cultura – MinC » A cultura guarani e nós (Artigo) [...]

Nenhum comentário: