Diariamente, somos bombardeados por estímulos físicos. Para compreendê-los formamos organizações perceptuais. Há várias maneiras de se organizar esses estímulos e, de fato, o fazemos, porém sempre de forma única. Nunca há dois tipos de organização em um só momento. Essa ação se dá de maneira espontânea, inerente ao indivíduo. No entanto, nosso consciente também pode exercer um papel nesse processo, pois a organização perceptual ocorre dentro e fora da consciência, podendo ser criada conscientemente se a pessoa assim preferir ou, caso contrário, a organização ficará a cargo do inconsciente.
Segundo a teoria Gestalt, ciência que estuda a percepção de objectos e formas, não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes. Trocando em miúdos, se não tivermos todos os elementos visualmente organizados não entenderemos a mensagem na sua totalidade.
Uma das oito leis da forma, criadas pela Gestalt é a “Pregnância da Forma” que se refere ao equilíbrio, clareza e unificação visual. É a organização dos elementos visuais a fim de fornecer a nossa visão uma rápida leitura e interpretação.
Quando criamos logomarcas sabemos que os símbolos possuem alto poder de atração, mas tal poder só tem efeito se a forma conter equilíbrio, clareza e unidade. Vejamos algumas marcas que criei seguindo esse paradigma.
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